Depois de bastante planejamento e preparação do material que inclui os cartazes com os mapas de frota e alvo, cartaz com o mapeamento para que descubram os submarinos, tabuleiro grande para visualização do jogo, trabalhamos toda esta parte introdutória.
Jogamos com eles marcando suas tentativas no mapa de alvos. Trabalhamos muito a idéia de coluna e linha, vertical, horizontal, aproveitei para desenvolver esquerda e direita. Enfim, fomos para nossa 2ª aula.
Preparamos todo o material, planejamos, estudamos. Iniciamos com um mapa de frota grande e os submarinos destacáveis. Coloquei minha frota seguindo as regras de deixar espaços em volta. Jogamos, jogamos, jogamos.
Foram ao jogo, reunidos em duplas, cada um dos oponentes com seus mapas de frota e alvo em mãos. Iniciado os jogos, após o par e ímpar e os cumprimentos, notamos que nem todos conseguiam cuidar sua frota e tentar acertar o alvo do oponente, também enfrentavam dificuldade para localizar o ponto de encontro entre a linha e a coluna. Pequena confusão formada, tivemos que agir rapidamente, para que todo nosso trabalho anterior não se perdesse e para que os alunos que estavam conseguindo jogar, não se frustrassem.


Utilizamos o material que tinha no momento : papel ofício e canetão. Marquei nas folhas de ofício de 1 a 6, e as letras de A a F. Colocamos no quadro e pedimos que todos olhassem para o mapa de frota. Novamente explicamos o que é frota, e que eu colocasse os submarinos da maneira como decidíssemos, assim como eles também fariam quando fossem colocar seus submarinos no mapa. Fui então, com as folhas de ofício nos pisos, localizando os submarinos de uma casa, de duas casas, de três casas e de quatro casas, pedindo mais auxilio àqueles que tinham mais dificuldade. Minha frota disposta, cada um teve direito a um "tiro". Em cada um deles enfatizávamos a idéia de coluna e linha. Foi incrível, todos chegaram ao objetivo.
Terminamos nossa aula, fazendo as atividades do livro do aluno. O Projeto MenteInovadora não vem pronto, mas ele dá direções para que você possa encontrar seus próprios caminhos.
Todos prontos para o próximo aula.
Animais de Lucas
Os alunos do 3º ano, jogaram o jogo animais de LUCAS, onde trabalharam o método - Semáforo e Aves Migratórias.
Quem sou eu
Descobrir
“sua identidade”. Os alunos devem fazer perguntas aos seus companheiros para
ajudar a descobrir sua própria identidade (de acordo com a figura presa em suas
costas). Explorar
o Método do Detetive.
Jogo do Rei
Os alunos do 3° Ano, aprenderam sobre os
conceitos de acertar e errar, que é o objetivo apresentado no “Jogo do Rei”.
Hannibal
Os alunos do 3º Ano tiveram a oportunidade de
jogar Hannibal, o novo jogo da Mente Inovadora. Eles retomaram o conceito de
Semáforo, souberam elaborar estratégias que os ajudaram no desenvolvimento de atitudes responsáveis e
construídas por meio de raciocínio. Foi ótimo!
Conect Four
Na primeira aula deste semestre, as crianças participaram de mais uma dinâmica do jogo Connect
Four. Aprenderam as noções de "urgência e importância" enquanto
jogavam e assim, perceberam algumas ameaças e desenvolveram um plano de
bloqueio. Na aula Mind Lab, o alunos aprenderam que para
ser um bom jogador é preciso desenvolver estratégias. Assim como na vida, para
se fazer algo bom é preciso planejar e se concentrar. Adorei a aula, valeu turminha!
Bloqueio
Com os métodos Semáforo e Escada, você consegue
traçar estratégias para chegar ao lado oposto. Os alunos refletiram sobre o processo de tomada
de decisão quando aprenderam a jogar um novo jogo conhecido como Bloqueio. Eles
entenderam que, na vida, precisamos de um planejamento e atitudes mais
responsáveis na tomada de decisões com mais qualidade. Valeu turminha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário